Instrumentos Incógnitos #13 – Canudo

O instrumento de hoje na realidade não é exactamente um instrumento em seu estado comum, mas pode surgir em qualquer cozinha ou bar envolta do Mundo enquanto se toma um refresco, e o melhor: não se faz necessaria a habilidade suprema de um Luthier. Como já foi revelado no titulo do artigo, trata-se de um Canudo.

Canudo

Como já é sabido o Canudo é feito de plastico, o que possibilita a fácil perfuração ao longo de seu corpo – o que, esteticamente falando dá a cara de uma Flauta, no caso da versão mais simples. Assim como todo instrumento de sopro há a necessidade de uma palheta na ponta, que é feita amassando-se a extremidade do Canudo e em seguida fazendo cortes na laterais. Já a outra extremidade continua intacta, mantendo a circunferencia. Para melhor entendimento:

O Japones Toru Kamiya é especialista nessa questão, e criou diversos modelos – de fato, varias engenhocas mais esteticas do que sonoras. O timbre desse instrumento é variavel, podendo soar semelhante a uma Flauta, Saxofone ou até um som Sintetico. Toru esteve em um programa televisivo para apresentar os instrumentos e demonstrar sua tecnica. Para os Brasileiros a compreensão será limitada devido a nacionalidade, mas a visão e audição caminharão para o entendimento neste video:

Peace.

Uma resposta para “Instrumentos Incógnitos #13 – Canudo

  1. Pingback: Flauta de Canudinhos | De tudo um pouco com Laura Dias

Deixe um comentário