Instrumentos Incógnitos #1 – Teremim

Todos nós conhecemos alguns instrumentos musicais, tendo em vista que a música sempre esteve conosco, mas há uma infinidade deles, e de certo modo muitos deles são estranhos para nós. Começo agora uma série de instrumentos certamente desconhecidos pela grande maioria, não usuais e raros. O primeiro da lista é o Teremim.

O Teremim é um instrumento eletrônico. Um dos primeiros instrumentos a ser completamente eletrônico. Foi inventado em 1919 por Lev Sergeivitch Termen, Cientista e Músico Russo, também conhecido por Léon Theremin. Nesse instrumento não há necessidade de contato para que haja som. O Teremim é executado pelo movimento das mãos no ar, manipulando as correntes elétricas produzidas pelo instrumento sem tocá-lo. Essa manipulação é então captada e amplificada nos autofalantes. Produz um som agudo, metalizado, e costuma ser utilizado em trilhas sonoras de filmes e séries de ficção científica. Apresentado pelo próprio inventor em 1920, o instrumento opera através do princípio da produção de efeito heteródino em dois osciladores de frequência radiofônicos e consiste de caixa com duas antenas externas, uma realizando o controle de altura e outra o volume, ao redor das quais o Músico movimenta suas mãos para produzir som. Apartir da apresentação de Lydia Kavina nota-se o funcionamento. Lydia executa ‘Claire de Lune’.

Com base nisso outras versões do instrumento surgiram, como o EaTheremin ou “Garfo-Teremim”, aparelho Japones criado por um grupo de estudantes da Universidade de Ochanomizu com o intuito de estimular o paladar das crianças a experimentarem alimentos.

Reúne as funções de um garfo comum com as de um Teremim. De acordo com os inventores, o aparelho produz sons de acordo com a resistência elétrica do alimento em contato com o garfo e com a boca do ‘músico’. Cada tipo de alimento provoca uma ‘nota’ diferente.

Este foi o primeiro post da série Instrumentos Incógnitos, oh yeah! No decorrer da linha continua do tempo virão outros instrumentos exoticos.

Peace.

4 Respostas para “Instrumentos Incógnitos #1 – Teremim

  1. Pingback: Air Piano | Stone Bones

  2. Pingback: Instrumentos Incógnitos #17 – Singing Saw | Stone Bones

  3. Pingback: Ondas de Martenot | Stone Bones

Deixe um comentário